Home » Favela da Vila Prudente » Vila Prudente faz 127 anos

Hoje, dia 4, a Vila Prudente completa 127 anos de existência

O bairro tem este nome porque os antigos donos das terras prudentinas, os irmãos Falchi, eram admiradores do primeiro governador de São Paulo, Prudente de Morais, então decidiram fazer esta homenagem durante uma visita da ilustre personalidade.

Favela da Vila Prudente

    Favela da Vila Prudente

Atualmente a Vila Prudente está em fase de transição de bairro de classe média para classe média-alta, por conta disso nos últimos anos recebe inúmeras intervenções da Prefeitura e Governo do Estado a fim de dar ao bairro todo (ou parte dele) acesso à melhores formas de transporte, lazer, cultura e educação.

Esse avanços, porém, trouxeram à luz uma realidade que poucos veem, a difícil união do bairro.

De 2013 a 2015 a Favela da Vila Prudente, primeira favela de São Paulo, criada em 1940, recebeu tentativas fortes de remoção de parte de seus moradores por conta das obras do Monotrilho linha 15-Prata e pouco (ou quase nada) foi visto de mobilização para que pelo menos o diálogo acontecesse de fato. Hoje as obras estão paradas da Vila Prudente ao Ipiranga por falta de recursos financeiros por parte do Governo, mas também por conta da mobilização puxada pelo Movimento de Defesa dos Favelados (MDF).

De fato, o bairro não reconhece a sua própria história. Nega, inclusive, sua força política para interferir em diversas pautas que poderiam criar maiores avanços se fossem olhados sem hipocrisia ou preconceito.

Embora afete o desenvolvimento local para boa parte dos residentes, não é apenas isso.

Nos últimos anos, muitos moradores das favelas do bairro sofrem diferentes abusos. Por exemplo, você sabia que uma criança de menos de 10 anos foi atingida por um tiro numa operação policial? Ou que em determinada noite diversas pessoas tiveram suas casas invadidas? A repressão aqui acontece quase que diariamente nas bordas da Vila Prudente, mas pouco é combatida por falta de união dos moradores e, em especial, pela exclusão do restante do bairro que não se importa com o que acontecesse com as centenas de trabalhadores.

Aqui é um bairro bom de se viver, às vezes acontece abusos ou aumento da criminalidade. Mas para nossa sorte existem diversos e diferentes pontos positivos acontecendo para a construção de um bairro menos desigual e que você pode ajudar.

Por fim, nosso parabéns ao bairro da Vila Prudente e o desejo de que um dia ele seja menos desigual, menos preconceituoso e dê valor a sua história por completa.

Você conhece o Vozes? O Vozes é um Coletivo de comunicação criado por jovens da Vila Prudente para narrar histórias positivas sobre as favelas do bairro.

Ele é distribuído gratuitamente a cada 3 meses e agora está expandindo sua atuação para o Ipiranga, Brasilândia e Jd. Sinhá, para isso acontecer estamos participando da campanha Abrace o Brasil, idealizada pela BrazilFoundation e 100 organizações que desenvolvem trabalhos importantes no país. Conheça mais aqui.

Deixe um comentário

comentários