Home » Favela da Vila Prudente » Um ano das edições impressas do Vozes

Há exatos 365 dias o Vozes colocava nas ruas, vielas e becos da favela da Vila Prudente um jornal feito por jovens para tornar a comunicação parte das conquistas dos moradores

12809531_987366764665753_762915732831637842_nNesta segunda-feira, 07, o Vozes completa um ano com edições impressas nas ruas da Vila Prudente. O projeto da ideia foi iniciado em 2014 em reuniões da equipe que escreviam para o antigo portal.

Um momento épico acontecia no dia 07 de março de 2015, pois finalmente a favela da Vila Prudente poderia mostrar as potencialidades de jovens e adultos que moram aqui através de páginas que não seriam as policiais.

 

De lá para cá, algumas coisas mudaram e avanços ocorreram. Porém, ainda falta muito a ser conseguido em saneamento básico, educação, cultura e lazer.

Saneamento Básico – Pautas foram elaboradas de acordo com a demanda que não só os repórteres comunitários diagnosticavam, muitas foram sugestões de moradores, como recolhimento de lixo que não estava sendo devidamente feito na Rua Dianópolis e ponto irregular de despejo de lixo [que voltou a ser assim] também na Dianópolis.

Cultura – O Vozes de um ano para cá iniciou algumas ações para incentivar a cultura local. Sabemos que ainda não é muito e precisamos fortalecer, porém já fizemos ações conjuntas com outras organizações.

Esportes – Com as edições impressas nós do Vozes conseguimos iniciar outros projetos. O FUTVIDA Prudente é um deles. Através de patrocínios e arrecadações com publicidades no jornal no segundo semestre de 2015, aproximadamente 150 jovens foram impactados com esportes na favela da Vila Prudente. Além disso, com o impacto do Vozes da Vila Prudente foi conseguido uma reforma parcial na quadra do Areião, área de esportes que estava abandonada até então.

Educação – Incentivo à educação. O Vozes ocupou e ocupa espaços escolares nas escolas que querem também incentivar seus alunos a obterem mais conhecimento.

Jornalismo – Recentemente o Vozes recebeu apoio da BrazilFoundation que em parceria com a Bloomberg está ajudando o Vozes a repassar conhecimento em jornalismo e comunicação para aproximadamente 20 jovens de dentro e de fora das favelas da Vila Prudente.1 ano

Protagonismo – Através de todas as ações do Vozes sempre está o protagonismo jovem. Hoje fazem parte da
equipe de voluntários 15 jovens, sendo que apenas 5 não são das favelas.

 

Nesses 365 muito mudou, muito foi informado. E nós sabemos que a luta continua, por isso hoje é um dia de comemorar e também agradecer às pessoas, empreendedores e instituições que nos apoiam a levar mais informações e democratizar a comunicação.

Deixe um comentário

comentários