Home » Opinião » Você está sabendo que a sua internet vai acabar?

Pois é, começou com a Vivo essa ideia, agora outras operadoras de telefonia querem transformar a banda larga fixa em limitada, ou seja, querem estabelecer limite de consumo de dados.


A ideia do projeto é promover algo parecido ao que hoje aconteceu no plano de dados nos aparelhos de celular. Em alguns casos como você sabe, ao atingir a franquia, a velocidade cai, em outros, porém, a conexão é interrompida, retornando o serviço somente quando um pacote adicional é comprado ou na virada do mês. É isso que as operadoras Vivo, NET e Oi, anunciaram que vão fazer.

86e73fe2f389b454a93b5facea704875

Nós do Vozes nos posicionamos contra essa proposta, pois a Internet não é apenas um instrumento de comunicação, ela é um bem de direito humano garantido pela ONU.

Nesta semana uma pessoa intitulada de Gabriel criou uma petição, um abaixo assinado online, para ser entregue às empresas citadas e também ao Ministério Público Federal, cujo objetivo é travar o andamento dessa proposta.

Segundo a coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês, em entrevista ao portal TECMUNDO a mudança é ilegal e não trará benefícios para o usuário, “Nós entendemos que a Anatel não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque o consumidor é quem vai sair perdendo. Uma mudança como essa precisa passar por uma ampla discussão antes de ser aprovada. Isso é um retrocesso.”

Ainda de acordo com a coordenadora, o Marco Civil da Internet, aprovado no ano passado, deixa claro que uma companhia de telecomunicação só pode impedir o acesso de um cliente à internet se este deixar de pagar a conta.

Nós devemos ficar atentos à essa proposta, pois a ideia das operadoras visa forçar os seus clientes a trocarem para um plano com internet mais rápida no intuito de terem uma maior franquia mensal.

Você pode assinar o abaixo assinado aqui.

Deixe um comentário

comentários